Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

Jussara Ferreira fala sobre o segredo para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Jussara Ferreira fala sobre o segredo para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
21 Ago 18

Última alteração - 21/08/2018 22:01:58

Estou no mercado de trabalho há pouco mais de 30 anos, sendo os últimos 5 na área de Facilities e sempre estive envolvida com trabalhos que me exigiram muita dedicação de tempo e estudos para atualização. Essa exigência de mercado somada à exigência que tenho comigo mesma, colocou-me em uma situação em que precisei parar para refletir sobre prioridade: um tema que remete ao Mário Sérgio Cortella. Em uma de suas palestras ele disse que a palavra prioridade não tem plural. Segundo ele, quando você tem duas prioridades, na verdade não tem nenhuma.

Pois foi para essa direção que, intuitivamente, meus pensamentos e ações se voltaram e, então, descobri que o segredo para que eu pudesse continuar fazendo um bom trabalho na empresa, manter um clima familiar agradável e ainda assim ter tempo para mim mesma foi aprender a priorizar. E o que parece um clichê, pois ouvimos isso o tempo todo, se tornou para mim um grande desafio: como pensar em prioridade no singular? Descobri que minha prioridade seria ter saúde. Somente a partir dela, e com ela, eu poderia “segurar o tranco” de todas as demandas que me envolvia no dia-a-dia. Passei então a buscar que tipo de atividade física eu abraçaria (os abraços são fundamentais em nossa vida!) e então, descobri a corrida. Um esporte completo que mostrou me atender em vários aspectos: 

1) tempo: eu poderia correr a hora que eu quisesse ou pudesse; 2) financeiro: eu poderia correr sem pagar ou comprar grandes e caros acessórios; 3) serenidade: um momento só meu em que eu conseguiria liberdade de pensamento, colocando o foco somente onde eu quisesse naquele momento; 4) superação: um desapego de competição porque a corrida me permitiria competir comigo mesma, superar meus próprios desafios, sentir meus próprios avanços sem me preocupar com absolutamente nenhum tipo de concorrência. Pois abracei! Abracei a corrida e fui abraçada pelos parques de São Paulo, pelas ruas que se transformaram para mim em uma plataforma de suporte para minha saúde e bem-estar.

Como encarei o desafio de priorizar, passei a fazer escolhas. Escolhi dormir cedo para fazer atividades físicas antes do trabalho. Escolhi chegar ao trabalho muito bem humorada depois de cumprir minhas metas pessoais nas pistas, algumas vezes improvisadas. Escolhi me alimentar melhor para que meu corpo estivesse preparado para o esforço das passadas. Então, há 4 anos venho acordando bem cedo, trabalhando muito durante o dia, almoçando e jantando o que eu cozinho (os restaurantes perderam uma excelente cliente...), dormindo cedo (mas sempre depois de bater longos e deliciosos papos com meu filho) e mantendo o foco na prioridade que estabeleci para sustentar todos os outros desejos de minha vida.

Jussara Ferreira Paim
Escola Vera Cruz