Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

Samara Peres fala sobre o segredo para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Samara Peres fala sobre o segredo para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
21 Ago 18

Última alteração - 21/08/2018 22:01:35

Tempo talvez seja o que de mais escasso temos nos dias de hoje e é permanentemente foco das nossas atenções, porque passamos os dias normalmente reclamando da falta dele. Mas por que isso está acontecendo?

Embora exista um forte discurso de que precisamos valorizar as pessoas e a humanização do trabalho, na prática o que vivemos é exatamente o oposto. A pressão por agilidade nas entregas, por otimizações, por adquirir novos conhecimentos a todo tempo e ainda assim ter tempo para si mesmo, gera um forte desequilíbrio entre as principais áreas da nossa vida: pessoal, profissional e familiar/social.

O cerne está em quem efetivamente define as prioridades e identifica quanto de tempo deve dedicar a cada área da vida. Aí está o equilíbrio que tanto procuramos! Ele começa quando sabemos exatamente o que é importante e, de forma consciente e estruturada, conseguimos dizer não ao que não é essencial.

Como experiência posso compartilhar que precisamos manter o foco em nosso bem maior, a família. O trabalho tem um papel fundamental em nossas vidas, porque, além do sustento, nos mantem vivas e motivadas para continuarmos crescendo enquanto pessoas e profissionais. No entanto, nada é mais importante do que seu eixo, sua base. Se esta estiver "fora do trilho", nada mais estará bem. Alguns momentos difíceis me mostraram que precisamos aproveitar cada minuto em família... que nada e ninguém será capaz de suprir isso e que, quando eu vi o quanto eu poderia perder por não ter dado a meu filho todo o tempo e carinho que ele merecia, entendi que minha total prioridade seria para ele, sempre! Isso não quer dizer que não dedico tempo para o trabalho e minhas relações sociais, mas a grande mudança aconteceu quando entendi claramente o que é mais importante para mim. Assim, pude equilibrar as demais áreas, na proporção que elas precisam ter e, com isso, consigo manter meu principal propósito.

É fácil alcançar este grau de equilíbrio? Certamente não. Porém acredito que cada um tem o seu ponto de equilibrio e que o mais importante é não deixar de buscá-lo. Tudo dependerá exclusivamente do que é importante para você. Viva bem. Viva com mais equilíbrio!

Samara Peres, 42 anos
Superintendente Administrativa na Sul América Seguros