Emponderando Mulheres de Facilities
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Indicadas ao Prêmio Mulheres em Destaque

Indicadas ao Prêmio Mulheres em Destaque
28 Jan 19

Última alteração - 01/02/2019 14:58:35

Desde o início do ano passado, a diretoria do Grupo Mulheres de Facilities, vem fazendo uma programação especial como objetivo de enaltecer a profissional da área de facilities.

Elas vêm atuando fortemente no mercado e como tantas outras mulheres se dividem em atividades de mãe, esposa, mulher, dentre outras atividades.

Resolvemos homenagear a profissional que tenha se destacado em 2017/2018, convidando vários profissionais de diversos segmentos que trabalham diretamente com essas profissionais e solicitamos então que fizessem a indicação do nome da profissional que, na opinião deles, mais tenham se destacado.

As premissas para a indicação foram:

  1. Criatividade de impacto buscar soluções inovadoras para a superação dos obstáculos.
  2. Iniciativa: atitudes pró ativas na atuação profissional.
  3. Missão de vida: saber o que quer e onde quer chegar.
  4. Atuação inspiradora: ações positivas no meio em que atua.
  5. Sustentabilidade: priorizar atitudes sustentáveis em seu trabalho e/ou empresa.
  6. Resultados: conquistas relevantes.
  7. Trabalho em equipe: capacidade de envolver pessoas.

Este trabalho trouxe como grandes benefícios para o grupo, proporcionando a troca de experiências e informações, e uma melhor compreensão da profissão e da atuação no mercado de facilities.

Houve oportunidade para conhecer a trajetória de profissionais que fizeram carreira neste segmento e que hoje se encontram em posição de destaque em um universo que ainda é bastante restritivo para as mulheres. Mulheres que galgaram esse patamar equilibrando com maestria vida profissional e pessoal.

Se expor não é tarefa fácil, mas elas também aprenderam a fazer isso e descobriram a importância e responsabilidade de divulgar suas experiências.

Conheça o perfil de cada uma delas, a trajetória e o trabalho que vem sendo desenvolvido:

 

Amália Franke

Regional Manager, Latin America – Real Estate&Workplace Services - Google

Sólida experiência em Workplace, trabalhando para empresas multinacionais em diferentes segmentos. Expertise na prestação de serviços estratégicos, prestando consultoria nos negócios, desenvolvendo pensamento estratético e apaixonada por pessoas, local de trabalho e cultura. Forte líder e gestora de pessoas, desenvolvendo e estruturando equipes de sucesso; experiência na construção de operações e equipes na América Latina. Habilidades de gerenciamento de mudanças para startups e grupos consolidados; vasta experiência em projetos multifuncionais, em diferentes países e culturas.

 

Ana Camila Dantas

UL do Brasil Administration and Services Manager/Facilities - Underwriters Laboratories UL

Mais de doze anos de vasta experiência como Gerente de Administração / Facilities / Compras / RH / Benefícios. Ao longo da carreira, orientou Gerentes de Unidades de Negócios com Processos Imobiliários, Office Security e com as melhores práticas do mercado brasileiro. Como consequência, desenvolveu um histórico analítico que a permitiu apoiar e mitigar os riscos do negócio.

Para Ana Camila o segredo para se ter equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional é repor as energias e ter momentos com amigos e com a família e não abrir mão disso jamais. Ela ainda afirma que é importante ter uma válvula de escape, o que ajuda a manter a produtividade e rendimento. Por isso, devemos estar alertas à hora de parar e relaxar. “Se respeite e aproveite o tempo para fazer o que mais gosta. Enjoy!” – ela completa.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/10/Ana-Camila-Dantas-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Ana Camila Dantas:
https://www.youtube.com/watch?v=rwh0j_b_F8Q

 

Ana Claudia Morrissy Machado

Site Manager LATAM - Shell

Engenheira Civil com Doutorado e Mestrado em Engenharia Industrial e mestrado em Administração de Empresas e, nos últimos 15 anos está à frente de RE (o que é RE?). Muitas foram as empresas cujos contratos de RE estavam sob sua gestão: Procter & Gamble, PETROBRAS, Unilever, HSBC, Merck Sharp & Dohme, Apple e assim por diante, e, com isso, desenvolveu um vasto conhecimento de como criar estratégias e implementar ações em um ambiente tão disruptivo e confuso como o que é visto na América Latina. Nos últimos 8 anos, tem lidado não apenas com o Brasil, mas também com outros países da América Latina (Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Trinidad e Tobago), o que aumentou sua percepção cultural, política, legal e de diferenças sociais e econômicas que contribuem para torna-la mais sensível às necessidades locais e à forma como as mudanças precisam ser implementadas em cada país em particular. Além disso, ao longo dos últimos 20 anos vem lecionando Estratégia, gestão de ER (ER ou RE?) e Finanças para graduados e pós-graduandos.

Em nosso debate no RJ expos seu ponto de vista referente à comunicação estratégica com clientes.

Veja o vídeo de Ana Machado:
https://www.youtube.com/watch?v=AupZimv638s

 

Ana Cristina Albrecht

Federação das Indústrias do Paraná - Sistema FIEP

Mais de quinze anos de experiência na área de Facilites, Administrativa e Infraestrutura Predial em empresas Nacionais e Multinacionais, nos segmentos de Prestação de Serviço, Comércio, Ensino e Indústria.

Participou do 1º debate em SP sobre como engajar as equipes, sendo elas tão diversas, e esteve em Curitiba falando sobre a interface Faciliteis e Suprimentos.

Ana Cristina relata que para a busca do equilíbrio, precisou entender seu próprio tempo, identificar as prioridades, dizer não para alguns compromissos e estabelecer parcerias. Possui 3 grandes pilares: Família, Trabalho e ela mesma. Um de seus lemas é: melhor qualidade do que quantidade. “Quando as coisas não saem como planejado, procura realizar o quanto antes e adota a lei da compensação”.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/11/Ana-Cristina-Albrecht-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Ana Cristina Albrecht:
https://www.youtube.com/watch?v=VWGflbf6UMo

 

Andrea Braune

Gerente de Facilities Dow Brasil, Presidente do GAS

Formada em Nutrição e Gestão e Negócios, vem atuando há 15 anos na Dow Brasil, liderando e participando de projetos na área de Facilities, Real Estate, Gestão de mudanças, Sustentabilidade e Acessibilidade. Responsável pela estruturação da área de Facilities.  No Brasil, gerenciou o projeto da nova sede LATAM (escritório e laboratório) onde foi utilizado de forma pioneira o conceito de ocupação em espaço aberto com áreas colaborativas e inovadoras. Liderou a certificação LEED- Gold. Precursora na implementação do projeto de acessibilidade e inclusão baseado no Desenho Universal. Desde 2010 participando ativamente na execução do projeto.

Veja o vídeo de Andrea Braune:
https://www.youtube.com/watch?v=ZZgi6kMq3FA

 

Irimar Palombo

Facility Manager - Serviço Social do Comércio - SESC - Administração Reginal no Estado de São Paulo - Sesc

REAL STATE/ FACILITY MANAGEMENT / SAFETY / COMPLIANCE / EAM IFS
Engenheira com MBA em Gerenciamento de Facilidades e ampla experiência na gestão de equipes de coordenação de serviços de operação e manutenção predial, em múltiplos sites. Responsável pela implantação de programa de economia de água, eficiência energética, coordenação de equipe multisetorial para especificação de ferramenta automatizada de Gestão de Facilities. Gestão de Utilidades, Mercado Livre, equipes de manutenção predial, desenvolvimento e gestão de contratos de performances, acompanhamento de indicadores dos diferentes edifícios e estudos técnicos. Lidera equipes de Infraestrutura distribuídas em 35 sites o e  responsável pelo desenvolvimento de metodologia para implantação dos conceitos em condomínios. 

Participou do Debate na SP Spaces, sobre como engajar e transformar a cultura de facilities dentro das empresas.

Irimar nos conta que para manter o equilíbrio entre as diferentes áreas da vida, assim como os pratos de malabares, demanda atenção a todos os pratos. Flexibilidade também conta. Ter plano B ou realinhar a rota rapidamente quando as coisas “enroscam” é um item indispensável e presente no seu dia a dia. “Assim, se não deu pra ir à manicure, é unha postiça, se apareceu um imprevisto, é reorganizar a agenda rapidamente” – afirma ela.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/12/Irimar-Palombo-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Irimar Palombo:
https://www.youtube.com/watch?v=Kb-ICgfrHN0

 

Jussara Ferreira Paim

Profissional de Gestão Escolar - Escola Vera Cruz

No 1º debate em SP dividiu sua experiência relacionada ao engajamento das equipes e mais tarde no debate realizado na SP Spaces, nos contou sobre a transformação da cultura de facilities dentro das empresas.

A exigência do mercado somada à exigência que tem comsigo mesma, colocou-a em uma situação em que precisou parar e refletir sobre prioridade: “um tema que remete ao Mário Sérgio Cortella”. Segundo ela, a palavra prioridade não tem plural, quando você tem duas prioridades, na verdade não tem nenhuma. “Como encarei o desafio de priorizar: passei a fazer escolhas. Escolhi dormir cedo para fazer atividades físicas antes do trabalho” – relata Jussara.

Jussara mantem o foco na prioridade que estabeleceu para sustentar todos os outros desejos de sua vida.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/13/Jussara-Ferreira-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Jussara Ferreira Paim:
https://www.youtube.com/watch?v=P3tKuW6Bzdw

 

Meire Costa

JLL (Jones Lang LaSalle) – Site Bradesco

15 anos de experiência em liderança de equipes (própria e terceira), Implantação e Gerenciamento de Serviços- Facilities e Gestão de Contratos Terceiros; Gestão Predial, Desenvolvimento, Implantação e Gerenciamento de Serviços de acordo com os requisitos de certificação ISO 14001- Sistema de Gestão Ambiental SGA, e LEED (Leadership In Energy na Environmental Design) e Coordenação da Implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14001:2004 – Serviços: Limpeza, Coleta Seletiva e Controle Integrado de Pragas.

Participou dos debates em SP sobre o engajamento das diversas equipes de trabalho. Na SP Spaces, falou sobre a transformação da cultura de facilities dentro das empresas.

Meire foca 100% de sua atenção no período que está no trabalho, e quando está com seus familiares trata esses momentos como preciosos e os vive intensamente. Cuidados com a saúde física e mental também fazem parte de sua rotina. Ela busca manter uma alimentação saudável, atividades físicas, no mínimo 3 vezes na semana, o que lhe traz bem-estar e a deixa feliz consigo mesma.

Leia amis em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/14/Meire-Costa-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Meire Costa:
https://www.youtube.com/watch?v=vK4KA134ltc

 

Samara Peres

Superintendente Administrativa SulAmérica

Iniciou sua trajetória na SulAmérica na área de Operações, no Ramo de Seguros de Automóveis. Em 2006, foi convidada a ocupar o cargo de Gerente de Relacionamento da Unidade de Atendimento do RJ com uma equipe de 35 funcionários. Mais tarde, foi convidada a estruturar uma área que seria responsável por incrementar o relacionamento da Área de Negócios com a Área Comercial/Vendas. Com 10 consultores técnicos na equipe, tinha como desafio disseminar os procedimentos e indicadores técnicos da Área de Negócios para a Área de Vendas, com foco na alta performance de vendas e rentabilidade da carteira. Em 2010 passou a ocupar o cargo de Gerente de T&D na Universidade Corporativa da SulAmérica, onde a visão de negócio e de cliente, além da habilidade em absorver desafios e gerenciar equipes, foram as principais competências ressaltadas neste processo seletivo. Desde 2012 atua na área de Real State & Facilities, assumindo a Superintendência da área, em 2015, tendo como principal objetivo reestruturar os processos administrativos da Cia,  e responsável por mais de 90 sites espalhados pelo país.

No debate que aconteceu em no RJ, Samara fala sobre a importância da comunicação estratégica com clientes.

Samara afirma - “Como experiência posso compartilhar que precisamos manter o foco em nosso bem maior, a família. O trabalho tem um papel fundamental em nossas vidas, porque, além do sustento, nos mantem vivas e motivadas para continuarmos crescendo enquanto pessoas e profissionais. No entanto, nada é mais importante do que seu eixo, sua base. É fácil alcançar este grau de equilíbrio? Certamente não” – ela completa. Ela acredita que cada um tem o seu ponto de equilíbrio e que o mais importante é não deixar de buscá-lo. Tudo dependerá exclusivamente do que é importante para você. “Viva bem. Viva com mais equilíbrio!” – Samara finaliza.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/15/Samara-Peres-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Samara Peres:
https://www.youtube.com/watch?v=QprzBVnfZio

 

Suzan Lumie Otani

Facilities Coordenator - Facebook

Formada em Marketing pela Universidade Mackenzie, teve experiências como estagiária de Mkt no Hospital Albert. O início da carreira de Facilities foi em 2004 na Regus, onde aprendeu muito sobre a área sem saber que era Facilities. Em 2005 absorveu conhecimentos sobre eventos e importações na Permacel Nitto Denko. De 2008 à 2012, mergulhou no mundo da tecnologia atuando na Google. Passando posteriormente rapidamente pela P&G. Sua trajetória segue pelo 6º ano no Facebook.

Noites em claro. Dedicação e determinação, busca de constantes melhorias, desafios de planejamento de espaço, são alguns dos ingredientes dos seus 14 anos atuando na área de Facilities, sempre tendo o apoio da família, de seus mentores, das equipes que formou e muita fé. “Tenho muita Gratidão e Orgulho por esta trajetória!” – concluí Suzan.

Veja o vídeo de Suzan Otani:
https://www.youtube.com/watch?v=EKjs1_go8Nk

 

Virginia Perez

Coordenadora de Workplace Services Unilever Brasil

Formada em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, iniciou a carreira atuando em Recursos Humanos e Comunicação. Apaixonada por pessoas e desafios buscou direcionar sua trajetória aliando habilidades de desenvolvimento de pessoas, equipes, otimização de processos, melhoria continua em operações e estratégias à necessidade das empresas, explorando o melhor de cada setor, equilibrando necessidades, custos, qualidade e inovação. Em 2013 recebeu uma proposta para trabalhar em Workplace e viu a oportunidade de intensificar seu desejo de cuidar de pessoas exercitando mais do que nunca a criatividade para otimizar, melhorar, assegurar qualidade e entregar savings observando oportunidades nas operações atuando em serviços que impactam diretamente a todos. Como gestora de Facilities, participou de projetos de transformação de cultura, unificação de escritórios, relayout, implementação de procedimentos e KPIs, composição de fórum como integrante ativo com foco em Safety e Security, atuando como Key Opinion Former em fóruns com RH, Saúde, Compras e comunicação, visando estabelecer e solidificar o papel de facilities dentro da estrutura organizacional, agregando sinergia, valor e agilidade nas tomadas de decisão. 

Apresentou, em setembro, o case Projeto Jânio sobre a implantação da nova sede Unilever.

Para administrar todos os fatores e manter o equilíbrio, Virginia afirma que é necessário buscar atividades que façam com que nossa energia se revitalize. Sua receita para manter a cabeça em ordem, o corpo disposto e a alma leve é estar com a família. Ela também não dispensa um momento solitário, com pés na grama, próximo à natureza. “Tenho alguns lugares prediletos para Meditação e um deles é o Jardim da Catedral Anglicana. Lá me reencontro, me renovo e converso muito comigo e com Deus” – diz Virginia.

Leia mais em: http://mulheresdefacilities.com.br/blog/16/Virginia-Perez-fala-sobre-o-segredo-para-manter-o-equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional

Veja o vídeo de Virgínia Perez:
https://www.youtube.com/watch?v=9tCf9oJARAc

 

Estamos abrindo a votação digital da profissional que será homenageada em nosso encontro especial de Fevereiro.

Agora e com você! Escolha sua profissional e aguarde o resultado.