Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

Facilities no intercâmbio espanhol!

Facilities no intercâmbio espanhol!
12 Ago 19

Última alteração - 12/08/2019 22:10:02

Meu intercâmbio de 3 meses na Espanha foi totalmente desprogramado. Praticamente não tive muito tempo para me organizar. Contei com a ajuda da minha irmã, da minha mãe e de amigos. Mas posso afirmar que foi uma das melhores experiências da minha vida! Não somente porque fiquei, pela primeira vez, tanto tempo sem trabalhar (3 meses), mas também porque passei muito tempo comigo mesma, o que é desafiador para qualquer pessoa.
 
Mas porque Espanha? De verdade? Não posso dar uma resposta lógica. Simplesmente foi o país que meu coração chamou. Sempre gostei da língua espanhola, de ritmos latinos, e algo me dizia: vá para a Espanha. Acabei estudando três matérias na Universidade de Salamanca (castelhano, cultura espanhol e o papel da mulher na sociedade espanhola). Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis de outros países, bem como brasileiros (estamos por todas as partes!). Conheci muitas cidades espanholas além de Salamanca, como Madri, Ávila. Toledo, Sevilha, Segóvia, Santander, Bilbao, San Sebastián, Figueres e Barcelona. Também dei uma escapadinha até Portugal, e conheci Lisboa, Sintra e Porto. Foi uma enxurrada de cultura!!!
 
Não existe nada melhor do que passar certo tempo num país estrangeiro, conhecendo o dia a dia, a rotina, o que as pessoas estão acostumadas a beber, a comer, a dançar, quais são os costumes. Isso faz a gente pensar, criticar, agradecer, querer melhorar, sair da caixa.
 
E como é bom sair da caixa! Como uma pessoa focada em serviços, formada em Hotelaria, e trabalhando com Facilities, conhecer é palavra de ordem. Pude ver como funciona a coleta de resíduos em Salamanca (todos levam seus resíduos na rua, e colocam nas lixeiras apropriadas), como não é comum as pessoas terem diaristas/faxineiras ajudando em casa (somente uma pequena parcela). Como os eletrodomésticos são usados a favor das famílias para economizar tempo e dinheiro. Como os edifícios antigos são valorizados e sempre restaurados. Como as ruas são acessíveis para todos, idosos, crianças, pessoas com necessidades especiais, e como são frequentadas até o pôr do sol, que pode ocorrer até às 21h30 ou 22h. Como a boa comida e bebida são premissas para o indivíduo. Como os espanhóis são sinceros, o que muitas pessoas confundem com grosseria. Mas não é, é só o jeitinho deles. Como não toleram comportamentos errados e cobram por isso. Como é extremamente normal um estudante de classe média trabalhar num restaurante fast food para ajudar com as contas de sua casa. Como é muito normal falar sobre feminismo. Como o norte e o sul da Espanha possuem tamanha diferença cultural. Como o País Vasco é pouco explorado e merece mais atenção, pois tem a melhor comida espanhola e as paisagens mais lindas!!!
 
Não fiz visitas à empresas para conhecer rotinas. A intenção dessa viagem era mergulhar na cultura espanhola. E fato, amei!!!! Claro que por diversas vezes ficar tanto tempo longe da família e dos amigos é complicado, mas as pessoas mais especiais sempre estão lá para nos apoiar. Eu faria tudo de novo. E incentivo todos ao meu redor a passar por alguma experiência, seja de quanto tempo for, fora do nosso país. Não porque o estrangeiro seja melhor, mas para sair da caixinha do que a gente considera certo e coloca como regra incontestável. Minha dica? VIAJEM!!!