Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

Como é ser FM em um canal de TV

Como é ser FM em um canal de TV
18 Dez 17

Última alteração - 18/12/2017 14:47:54

Desafios e muito dinamismo fazem parte da rotina em uma emissora de televisão, seja no estúdio ou nos bastidores. Conheça um pouco sobre o trabalho de Patrícia Silva como Facility Manager na ESPN

Com quase 30 anos no Brasil, a ESPN é uma das principais emissoras de esportes do país, está sediada em São Paulo em uma estrutura de 4.300 m² onde circulam diariamente cerca de 650 pessoas. O dinamismo e a agilidade necessária para que tudo aconteça, muitas vezes ao vivo, também se estende à área de Facilities, que, há sete anos, é administrada por Patrícia Silva. Formada em Gestão de Finanças e Planejamento Estratégico, com MBA Executivo em Administração de Empresas e ênfase em Gestão pela FGV, ela já passou por empresas de diferentes segmentos como Banco Itaú, Natura e C&A.

Patrícia explica que o trabalho em televisão é totalmente diferente dos locais por onde passou: “o tempo de planejamento é muito curto e o de execução também, porque a gente tem todos os estúdios aqui e poucas janelas para executar qualquer tipo de atividade.”

Algumas dessas reformas às vezes acontecem entre um programa e outro, o que exige um bom planejamento e também uma boa execução, considerando os imprevistos que podem ocorrer durante o processo alterando o que se havia pensado inicialmente.

“Quando planejamos alguma coisa aqui a maior preocupação é qual o prazo que eu tenho para executar e entregar, porque aí eu preciso trabalhar em um cronograma reverso: saber qual é a data de entrega para ver o que eu consigo fazer dentro da oportunidade que a gente tem”, conta.

Desde que assumiu a área, foram realizados diversos projetos de melhoria, incluindo a consolidação do setor com a definição das atribuições que ele teria e formalização dos contratos dos prestadores: "foi feita uma verificação interna de todos os contratos e realizamos um projeto em parceria com a área de compras; fizemos uma reforma de mais ou menos 1.000 m², transformando uma área de estúdio em administrativa; também ampliamos diversos banheiros e como não podemos construir, porque o prédio não é nosso, tivemos que pensar em como atender à demanda do sem criar novos espaços", explica.

 

Preocupação com o meio ambiente:

Atualmente o trabalho da área de facilities da ESPN está voltado a ações mais sustentáveis e ao descarte responsável do lixo, conheça algumas delas:

- Canecas: Desde 2016 todos os funcionários usam a sua própria caneca, eliminando totalmente o uso de copos descartáveis. Patrícia conta que a principal mudança gerada pela iniciativa foi de cultura e não necessariamente financeira, pois ainda há o gasto de água para lavar o utensílio e de papel toalha para secá-lo.

- Reciclagem: Previsto para começar ainda neste ano, o projeto trocará as lixeiras individuais da área administrativa por pontos de coleta seletiva.

-  Caravana do Esporte: Em uma segunda etapa, dentro da proposta de sustentabilidade, há a ideia de trabalhar com parcerias na utilização de material reciclável. “A gente tem a Caravana do Esporte, um projeto bem legal que leva o esporte para regiões carentes e as pessoas utilizam, muitas vezes, material reciclado para poder trabalhar nele. Talvez a gente possa capitalizar esse material aqui e doar para a iniciativa”, conta.