Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

Facility Manager, o Profissional Estratégico

Facility Manager, o Profissional Estratégico
18 Dez 17

Última alteração - 18/12/2017 16:59:00

Com a necessidade de cortar custos para minimizar os impactos da economia, o FM ganhou um papel ainda mais importante nas corporações

Quando o termo Facility Management surgiu no Brasil nos anos 90, poucas empresas adotaram a nomenclatura, mas a profissão já era antiga e conhecida mais popularmente como Serviços Gerais ou Administração de Serviços. Com o tempo o cenário mudou. Hoje o mercado brasileiro está com foco maior no Facility, que passou a integrar o perfil estratégico das empresas, sendo responsável por boa parte da redução dos custos e um forte aliado na crise que o país enfrenta.

Responsável por manter a estrutura da empresa em pleno funcionamento, a área de facilities não cuida apenas da limpeza ou manutenção, mas integra demandas como viagens, frotas, alimentação e controle de documentos. Sendo que cada setor de atuação tem as suas particularidades como o tratamento de águas e afluentes, no caso de instalações industriais, por exemplo.

Para Fátima Sousa, sócia do Grupo Facilities Services e conselheira do Grupo Mulheres de Facilities, o mercado está aquecido apesar da situação econômica: “as empresas que conseguiram estruturar seus custos em Facilities, tiveram rentabilidade ou conseguiram minimizar as perdas”.

Segundo ela, há uma procura por pessoas que estejam capacitadas para lidar com os desafios: “É importante neste momento o autoconhecimento, avaliar quais deficiências devem ser diluídas e quais competências aprimoradas. Não somente cuidar da formação técnica, mas principalmente da atitudinal”, explica. 

Iniciativas em FM


Nos últimos anos surgiram diferentes iniciativas com o objetivo de fortalecer a área no mercado e aumentar o reconhecimento e representatividade nas empresas, como a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), o Grupo de Gestores de Facilities (GRUPAS), a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP), o Grupo Mulheres de Facilities e a CoreNet, organização internacional para líderes empresariais envolvidos em gestão estratégica de patrimônio imobiliário.

Eventos como o Congresso Infra, organizado pela Revista Infra, o Encontro Nacional de Facilities, entre outros, também contribuem para o aprimoramento dos profissionais, troca de experiências e networking. 

Mas, apesar do reconhecimento que o FM conquistou com o passar dos anos, é necessário trabalhar por mais visibilidade nas corporações. Segundo Fátima, para que isso seja possível, é importante que os gestores de facilities apresentem os resultados para a diretoria ou presidência, mostrando que a função agrega valor ao negócio: “ Sem uma área estruturada e profissionais qualificados, a empresa perde dinheiro e nenhum presidente quer isso”.