Emponderando Mulheres de Facilities
Faça a diferença  |  Login

Blog você está em: home / Blog

A tecnologia a serviço do FM

A tecnologia a serviço do FM
18 Dez 17

Última alteração - 18/12/2017 17:08:10

Como um sistema integrado pode contribuir para o desempenho da área de Facilities

Manter um edifício em bom funcionamento é o objetivo e um desafio diário para o Facility Manager. Todas as atividades que envolvem o gerenciamento de serviços, manutenção da estrutura, contratação de prestadores e análise de indicadores de desempenho exigem não apenas perícia, mas um tempo que muitas vezes o profissional não dispõe. Por esse motivo, cada vez mais, é importante considerar maneiras de agilizar o serviço.

Uma gestão mais eficiente também possibilita que a empresa concentre seus esforços em preocupar-se com a atividade principal, além de ajudar a reduzir custos, tornando a área de Facilities um grande aliado do crescimento da empresa.

Neste aspecto, um sistema que integre todos os dados e possibilite gerenciá-los pode facilitar e muito a rotina e, tornar o gerenciamento mais eficiente. Meire Costa, Gerente de Facilities, conta que a empresa onde atua utiliza um sistema que permite criar e receber os chamados em tempo real.

“Além das manutenções corretivas, o sistema contempla todas as manutenções preventivas mensais e inspeções prediais específicas, permite a geração de relatórios gerenciais que agilizam na medição dos serviços”, explica.

Segundo ela, todo o trabalho é voltado para evitar que o cliente precise abrir chamados, uma vez que a equipe de manutenção e a Gerente de Facilities estão sempre atentos a reparos ou serviços que sejam necessários, de forma preventiva.

Dados

Meire explica que 90% dos relatórios vêm da ferramenta, simplificando a análise de SLA´s e KPIs, proporcionando que o FM tenha mais tempo para se dedicar em buscar soluções para as necessidades do edifício.

“Pelo sistema é possível conseguir vários indicadores, como avaliar a área que mais abre chamados, por exemplo, indicando que é necessário analisar essa situação mais de perto e propor uma solução”, conta.

Segundo Meire, ter um sistema como este é fundamental para o FM, uma vez que agiliza a solução, diminuindo o tempo de resposta e atendimento ao Cliente e organiza a gestão dos serviços prediais.